quarta-feira, 21 de dezembro de 2011






CHOQUE DE GERAÇÕES
(Fábio Granville)

- Filho! Vamos escrever a cartinha para o Papai Noel?
- Mas, mamãe, o que é cartinha?
- É um e-mail escrito à mão.
- Ah! Mãe. Minha letra é feia.
- O Papai Noel não liga.
- Ele não tem Orkut, facebook, twitter?
- Acho que não filho, ele é muito ocupado para ficar na internet.
- Mas e depois?
- Depois o que?
- O que fazemos com a cartinha? Ele vem buscar?
- Não filho. Colocamos a carta no correio.
- Mas, mamãe, o que é correio?
- É um lugar onde levamos a cartinha e eles se comprometem de entregar.
- Não era melhor escanear e mandar por e-mail?
- Mas, filho, o que é escanear?
- É como uma Xerox só que ao invés de sair no papel sai no computador.
- Ah! Ta. Mas, filho, Papai Noel não tem e-mail. Só cartinha serve. Vamos, o que você quer ganhar?
- Um tablet android.
- Mas filho, o que é um tablet android?
- É um computador que só tem a tela.
- Mas não tem mouse nem teclado?
- Não mãe. Ele é touch screen.
- Filho, o que é isso?
- Você clica no link com os dedos, não precisa de mouse.
- Ah! Que nem no caixa eletrônico.
- Mãe, o que é caixa eletrônico?
- É onde a gente vai tirar dinheiro para comprar seu presente de Natal.
- Mas, mãe, a gente não ia escrever uma cartinha?
- Não filho, deixa pra lá, Papai Noel não existe mesmo. Eu e seu pai que damos o presente.
- O que? Como mãe? Não pode ser...
- Filho, calma, não fica triste.
- Porque você me enganou todo esse tempo? E o Papai Noel no shopping?
- São pessoas fantasiadas.
- Mas tudo que eu pedi pra eles eu ganhei.
- Claro meu filho, eu escutava tudo. Mas esse ano você não quis sentar no colo do Papai Noel. Você não larga esse Ni.
- É Wii, mãe!
- É, isso aí mesmo.
- Estou triste. Antes eu ganhava um presente do Papai Noel e um de vocês.
- Antes todo mundo sabia o que era cartinha, não tinha esse monte de nome em inglês.
- Mas, mãe, eu vou ganhar o que eu pedi?
- O que você quer mesmo?
- Um tablet android.
- E posso saber para quê você quer isso?
- Para fazer downloads, twitar, lançar meus posts de qualquer lugar.
- Não entendi nada.
- Para baixar arquivos, conversar no twitter, contar sobre o que eu estou fazendo.
- Foi isso que você disse antes?
- Sim.
- Está bem! Vou falar com seu pai sobre isso.

(5 minutos depois)

- Mãe, eu já sabia que Papai Noel não existe.
- Sabia?
- É, sabia.
- Mas, como?
- Eu li no Google.

(mais 5 minutos depois)

- Filho, o que é Google?

Nenhum comentário: